Os fios faciais são implantes filamentares de natureza sintética que ao serem implantados nos tecidos subcutâneos profundos e adequadamente tracionados, promovem a elevação dos tecidos flácidos ptosados e estimulam a produção do colágeno.
Podem ser reabsorvíveis ou não.
Sobretudo, são divididos entre farpados / espiculados / com garras e não farpados / não espiculados / sem garras – as farpas / espículas / garras são projeções minúsculas ao longo de todo ou parte do comprimento do fio.
Os fios farpados / espiculados podem ser divididos em unidirecionais e bidirecionais, quando possuem farpas num sentido ou em dois sentidos; ancorados e flutuantes, quando estão ancorados a algo estável, como osso ou músculo, ou não estão ancoradas a nenhuma estrutura estável.
Em suma, o tratamento com Fios Faciais é um método para corrigir a flacidez da face e pescoço em substituição ao lifting cirúrgico ou ritidoplastia. É um procedimento realizado com anestesia local e muito menor do que a cirurgia.
Os fios são implantados na camada profunda da gordura facial não sendo visível e nem sentido pelo toque. A quantidade de fios utilizados dependerá das áreas tratadas e do grau de flacidez dos tecidos ptosados.
Possibilidades dos Fios Faciais
Logo, as possibilidades são inúmeras, como corrigir defeitos e sulcos dérmicos dos terços médio e inferior da face, decorrentes da perda da dimensão vertical de oclusão.
Ou também, corrigir perda de volume de tecido ósseos alveolares, hipotrofia muscular, redistribuição dos compartimentos lípidicos, ptose do tecido conjuntivo que contribuem para a formação de sulcos, diminuição do lábio, formação de rítides. E consequentemente, envelhecimento facial.
São inúmeras regiões possíveis de utilização: Frontal, ao redor dos olhos, malar, sulco nasogeniano, linhas de marionete, região mandibular, papada…
Algumas possibilidades na Odontologia:
– Correção de Sulcos e Rugas
– Sorriso assimétrico
– Ritídes
– Correção de flacides
– Contorno do Lábio Leporino
– Complementação de Toxina e Preenchedores
– Tensionamento de tecidos
– Ptoses