Um dos procedimentos plásticos mais procurados atualmente por quem deseja um rosto mais fino e harmônico, a bichectomia inicialmente possuía fins exclusivamente odontológicos, mas seus benefícios se estendem também para a área estética.
A complexa anatomia da face conta com delicadas estruturas protegidas por fragmentos de gordura. Um desses fragmentos ou partes, chamado de Bolsa ou Bola de Bichat, atravessa a superfície lateral do rosto – indo desde a têmpora até a região da mandíbula. Na área das bochechas a Bolsa de Bichat apresenta maior densidade e espessura, podendo tornar o rosto volumoso. Essa é uma característica com relevante carga genética.
A bichectomia é a cirurgia que faz a remoção destas bolsas de gordura com foco na modificação do rosto, tornando o contorno facial mais fino.
Qual é a indicação da bichectomia?
Esta é uma cirurgia indicada para quem deseja melhorar o contorno do rosto e se sente incomodado com o volume na região das bochechas. Por ser um procedimento cirúrgico, só deve ser executado por um profissional especializado.
Antes de mais nada, é feita uma avaliação das condições do paciente. Além de saber do estado de saúde, o profissional especialista vai ponderar quais são as expectativas em relação ao procedimento e verificar se há indicação para cada caso. É importante frisar que pessoas que possuem o rosto mais cheio por conta do peso podem ter resultados diferentes, justamente por causa da gordura corporal.
Após essa primeira avaliação, o paciente será submetido a uma série de exames clínicos para saber se está apto à cirurgia.
Como é o procedimento?
Como procedimento único, a cirurgia é feita por via intraoral, ou seja, o corte ocorre na parte interna da boca. Isso agiliza o processo de cicatrização e não deixa marcas aparentes na face. A anestesia pode ser local com sedação, dependendo da indicação.
Por meio da incisão, a Bola de Bichat é localizada por meio das marcas anatômicas e, em seguida, extraída parcialmente ou, em casos mais raros, totalmente.
A duração da cirurgia varia conforme cada caso, mas em média leva de uma hora a uma hora e meia. Por ser um procedimento delicado, deve ser feito apenas por profissionais altamente qualificados e experientes.
O período pós-operatório normalmente desenvolve-se de maneira tranquila. É comum que ocorra o inchaço da região por conta da incisão, mas o cirurgião indicará as melhores formas de tratamento do corte. O uso do protetor solar facial é indispensável. Os resultados começam a ser percebidos após, em média, três semanas, e estarão completamente visíveis após seis meses da cirurgia.
Conte com a equipe de profissionais do Instituto para uma avaliação completa. Contamos com uma completa estrutura e alta tecnologia disponíveis para proporcionar aos clientes os melhores resultados.